segunda-feira, 19 de outubro de 2009

domingo, 18 de outubro de 2009

FANATISMO










Minh’alma, de sonhar-te, anda perdida

Meus olhos andam cegos de te ver !

Não és sequer a razão do meu viver,

Pois que tu és já toda a minha vida !





Não vejo nada assim enlouquecida ...

Passo no mundo, meu Amor, a ler

No misterioso livro do teu ser

A mesma história tantas vezes lida !





"Tudo no mundo é frágil, tudo passa ..."

Quando me dizem isto, toda a graça

Duma boca divina fala em mim !





E, olhos postos em ti, digo de rastros :

"Ah ! Podem voar mundos, morrer astros,

Que tu és como Deus : Princípio e Fim ! ..."





Livro de Soror Saudade (1923)

Conto de uma tarde de verão.

      No litoral de Pernambuco em um lindo dia de sol, três garotas resolveram ir à praia. A mais velha chamavá-se Marta. Michele era sua irmã e Amparo sua amiga. Vou dar destaque à história de Marta. Tudo estava muito bom. O Sol estava delicioso, o mar convidativo enfim, tudo estava perfeito!
 Além das moças estendidas na areia havia também alguns surfistas. Eles então,fazendo-se notar para as moças e elas por sua vez,tornando-se irresistíveis! Aos poucos eles foram chegando perto delas, conversando, falando do mar, das ondas, do sol, etc. Elas, por sua vez, não recusaram a aproximação deles. Foram receptivas e conversaram animadamente!
    Tornaram-se três casaisAté queMarta,derretendo de calor,decidiu banhar-se e seu parceiro de diálogo,até então, resolveu que ia também.
     Ela era uma morena que chamava a atenção! Apesar da cor morena-jambo queimada do sol, Marta tinha os olhos claros e inocentes com uma pitada de maldade característica da mulher em geral.
O surfista em questão, era também de uma cor que chamava a atenção. Moreno - jambo, queimado do sol, olhos castanhos (quase negros) de uma docilidade que encantou Marta, como se dos mares ele fosse um tritão.Seus cabelos eram castanhos e longos e o rapaz não parava de mexer neles com uma graça, que dava mais encanto à sua pessoa. Não sei precisar se visivelmente ou não, mas ele era mais novo que ela.
O rapaz estava, também , encantado com a beleza da morena!
O banho de mar não diminuiu o desejo, que tomou conta de Marta, de abraçar, beijar e
acariciar o surfista em questão. Entretanto, foi ele quem tomou a iniciativa. Puxou-a para si, abraçou-a e beijou-a leve e docemente.Sentiu que a moça correspondeu aos seus carinhos e se entregaram àquele momento de prazer, esquecendo do mundo que os rodeava. Os lábios uniam-se num beijo sôfrego, as pernas confundiam-se (pois estavam bem posicionadas), o suor escorrendo pela pele bronzeada dos dois e as mãos procuravam conhecer, através do abraço, o corpo que falava por si pedindo mais daquelas carícias.Já era tarde, quase noite, quando resolveram despedir-se e irem embora.
          Não sei se vocês notaram, caros leitores, que em momento nenhum citei o nome do rapaz! Pois é, nem eu e nem Marta sabemos. Ela me disse que preferiu assim! Sem nomes, sem endereços. Ele bem que tentou saber, mas ela negou-se a dar-lhe qualquer pista de identificação e pediu que também ele nada lhe dissesse.
Com um longo e caloroso beijo despediram-se. Se, na intenção de encontrá-la, ele voltou ao local em outros dias e no mesmo horário, nem eu e nem Marta sabemos.
Tudo que sabemos é que foi uma tarde de verão que ficou guardada, com muito carinho, em sua lembrança.         

sábado, 17 de outubro de 2009

À SUA MULHER ANTES DE CASAR


Discreta e formosíssima Maria, Enquanto estamos vendo a qualquer hora
Em tuas faces a rosada Aurora
Em teus olhos, a boca e o sol e o dia:

Enquanto com gentil descortesia
O ar que fresco Adonis te namora,
Te espalha a rica trança voadora
Quando vem passear-te pela fria:

Goza, goza da flor da mocidade
Que o tempo trota a toda ligeireza,
E imprime em toda a flor sua pisada.

Oh, não aguardes, que a madura idade
Te converta em flor, essa beleza
Em terra, em cinza, em pó, em sobra, em nada.

De  Gregório de  Matos  Guerra                                          

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dia do Professor


                          É  às vezes bem cansativo ser professor! Você tem que saber, com antecedencia, em que turmas vai entrar para que  possa preparar uma boa aula para seus alunos. Você tem que trabalhar com várias cabeças ao mesmo tempo e tentar mantê-los concentrados no contexto que você pretende passar para eles. Você orienta seus alunos, trabalha em diários de classes, corrige textos e testes de várias turmas toda hora e todo instante e como se não bastasse trabalhar na unidade escolar, ainda leva trabalho pra casa!
                         Há dias em que o cansaço torna-se maior.Mais precisamente, quando você percebe que há mudanças de comportamento, ou seja, há ovelhas desgarradas e o  que é pior, são também desprovidas de esperança. Você tenta fazer com que eles vislumbrem ao menos um raio de luz para impulsioná-los a um futuro melhor, mas nem sempre consegue atingir seu intento, pois eles parecem saber como tudo vai terminar.
Por  outro lado, também é gratificante ser professor! Sei que já passaram por minhas mãos pedagogas, professores, administradores de empresas, médicos e tantos outros alunos que hoje são excelentes profissionais.
                        Às vezes, você se depara com alguns estudantes que não gostam de você e tentam tornar seu trabalho mais difícil. Bom, de uma maneira ou de outra,eu os
conquisto! Sejam eles rapazes ou moças (pois trabalho com adolescentes) sempre terminamos nos entendendo!
Na escola, o Dia do Professor foi comemorado hoje com uma festa e a iniciativa partiu dos próprios estudantes. Foi lindo!
                     Ser Professor é mesmo um dom. E para todos os professores desejo um bom descanso, bom feriado!
 Feliz  Dia  do  Professor

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Uauuu!!!!!!!!!


Não podia deixar de abrir um espaço para falar do Time que amo de paixâo
e que ontem goleou o Palmeiras de 3 x 0. Não importa se deu pra sair ou não da perigosa zona de rebaixamento. O que importa é que estou orgulhosa de ser alvi-rubra.
Parabéns ao meu Náutico!
N-Á-U-T-I-C-O!




segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Tarde demais

   Quando chegaste enfim, para te ver
Abriu-se a noite em mágico luar;
E para o som dos teus passos conhecer
Pôs-se o silêncio, em volta, a escutar

Chegaste, enfim! milagre de endoidar!
Viu-se nessa hora o que não pode ser:
Em plena noite, a noite iluminar
E as pedras do caminho florescer!

Beijando a areia de oiro dos desertos
Procura-te em vão! Braços abertos,
Pés nus, olhos a rir, a boca em flor!

E há cem anos que eu era nova e linda!...
E a minha boca morta grita ainda:
Por que chegaste tarde, ó meu Amor?!...



Florbela Espanca

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Dizem que a felicidade está ao nosso alcance.

                                          Dizem que a felicidade está ao nosso alcance. "Há controvérsias!" Quando se trata de bens materiais acredito que a afirmação seja verdadeira. Podemos pensar positivo e buscar realizar nossos sonhos (seja através de estudos, trabalhos etc.).Porém, quando se trata de fazer feliz o nosso coração, nem sempre podemos, por mais positivo que pensemos, concretizar nossos desejos, nossos pensamentos ou ações.
Por mais que estejemos apaixonados, por mais que possamos sofrer a distância do ente querido, vamos ter que considerar que o nosso coração não é o único a palpitar de amor! ´Vamos ter que considerar que o outro também tem um coração que pode bater mais forte por outro alguém.Vamos ter que considerar que o "Não" também existe.
 Enfim, podemos não ter a mínima importância para o outro que maltrata sem sentir, que talvez abrace por piedade, olha e não te vê, evita olhar no teu olhar para que você  não se perca mais do que já está. Infelizmente não depende de nós esquecer. O amor, a paixão não é um sentimento que se jogue fora tal qual bolinha de papel. Definitivamente ele não se acaba assim!
Um dia, quem sabe, do mesmo jeito que esse sentimento surgiu, ele adormeça. Enquanto isso vamos reconstruindo um muro, tijolo por tijolo,ao redor de nosso coração que um dia sem avisar, alguém resolveu penetrar.