quarta-feira, 22 de junho de 2011

A Estrela na festa junina

                    Festa de São João
                      Recados para o Orkut!
                 Que saudades tenho das festas juninas na fazenda! Era a festa preferida do meu pai! Lembro que os homens reuniam-se na varanda resolvendo o que iam fazer para a animação da festa à noite. Papai mobilizava os empregados para construir o palhoção e a fogueira gigante. Nós nos dividíamos entre os preparativos gastronômicos e a ornamentação, embora todos dessem uma passadinha na cozinha para ajudar de alguma forma.Os milhos,chegavam novinhos, quebrados naquele momento, para nós. À partir daí, fazíamos um mutirão e colocávamos, literalmente, a mão na massa. Uns descascavam o milho, outros (inclusive os homens) ralavam-no e nós, as mulheres, colocávamos em prática os nossos dotes culinários no preparo de canjicas, pamonhas, milhos cozidos, bolos e cocadas,tapiocas,munguzás etc. De todas as comidas, a que eu mais gostava era um bolo feito na palha da bananeira e assado no forno da casa de farinha que lá existia, chamado manuê.Com café era uma delícia! Lembro também que papai encomendava um boi inteiro para a festa. Não que na fazenda não houvesse bois, claro que havia! Mas papai não matava os dele, ainda bem (eu não suportaria ver isso)! Lembro das crianças subindo e descendo das árvores e me pondo com o coração do tamanho de nada, pelo medo que eu tinha de que elas despencassem de lá e meu pai me chamando de paranoica, perguntando se eu nunca tinha sido criança e nunca tinha feito aquilo. Claro que fiz! E em uma das minhas aventuras, despenquei de um pé de jambo e fiquei sem fala! No fim, meu pai tinha razão e eu os deixava em paz.
               Bom mesmo era à noite! Além dos convidados que lá estavam, chegavam também os vizinhos. Meu pai contratava um conjunto que tocava e cantava o legítimo forró pé-de-serra a noite toda, enquanto nós dançávamos e brincávamos (tinha até a dança da vassoura!). Havia o acender da fogueira, fogos de artifícios e, apesar de ser proibido, balões no ar. O céu era especial! As estrelas pareciam brilhar mais do que em qualquer outro lugar. Também havia a apresentação da quadrilha, que vinha da cidade apresentar-se para nós. Ah... Era tão bom!
Essa saudade me fez sorrir. É essa a saudade que eu gosto de ter!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Angel volando

ovni

domingo, 19 de junho de 2011

Família

         
Imagem: Maristela Morais
                Quando você opta por ser pai ou mãe de família não pode desistir dela no meio do caminho e beneficiar  somente a si mesmo. Você tem que lutar por sua família. Tem que tentar conciliar os membros da família,uma vez que você é o tronco, o esteio dela. Tem que pedir muito discernimento a Deus para que  a sombra da separação conjugal passe bem longe de você . Não quero, com isto, dizer que você tenha que sofrer horrores e aguentar toda sorte de infortúnios em nome da família, mas é sempre bom pesar os prós e os contras de tudo e fazer a escolha certa. Já vi pessoas (mulheres na maioria) dizerem que nunca foram tão felizes por terem se separado e já vi outras tantas que disseram sofrer muito com a solidão.  É sempre bom avaliar se o amor está morto ou se subexiste. Se você quer ser feliz, olhe para dentro de si e tenha certeza de que toda escolha vai implicar numa perda, mas que essa perda não pese tanto em sua consciència, em seu coração.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Consulta ao analista

De repente, ela entrou no consultório do analista.
Ela estava magoada, dolorida e desacreditada. Já não se permitia mais sonhar acordada com as coisas boas da vida como outrora fizera. Também não se permitia amar nem ser amada,nem ter piedade e nem mesmo se permitia sorrir. O sorriso já se havia excluído de sua face sem que ela se apercebesse disso.Carregava consigo todo o sentimento de derrota. Sentia-se quase insensível à qualquer tipo de emoção. Já não se olhava mais no espelho, não tinha vontade de ver a pessoa feia na qual se tornara (por dentro e por fora). Isso tudo doía. Quase não suportava a dor que sentia. Chegava a ter piedade de si mesma, já que o mundo não notava sua existência.
E ele a viu entrar. Então, ao invés de oferecer-lhe consolo, ele tocou mais fundo nas feridas de sua alma. Mas, quem era aquele estranho que lhe falava naquele tom? Que a acusara de ser culpada de todo o mal do qual estava acometida? É claro que ele tinha razão em alguns aspectos, mas ele não podia falar-lhe daquele modo! Ele acabara de conhecê-la e já estava perguntando sobre suas intimidades e, se ela calava em alguns momentos, ele tirava suas próprias conclusões. Diante de palavras tão duras ditas por ele, ela não suportou. Repentinamente, ela desabou em prantos. Um choro incontrolável, até então, contido, fluiu. Pacientemente ele esperou que as lágrimas secassem. Então ela se recompôs, enquanto ele receitáva-lhe um calmante. Ela foi embora, mas voltou lá outras vezes, pois sua consulta não terminara ali.

Sonhando com você

               
                                           
                               A saudade é tanta, tanta, que sonhei com você. Eu o vi em sonho e não queria mais acordar. Desejei que o sonho fosse minha realidade, mas... Sonhos são só sonhos.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Praia de Boa Viagem à noite
Imagem: Maristela Morais
            Sabe aqueles dias em que você acorda com o coração apertado, com saudade de momentos bons vividos junto das pessoas que você mais gosta, com saudade dos momentos passados junto daquela pessoa tão especial? É, saudade faz isso conosco. Aperta o coração, dá aquele nó na garganta, uma vontade enorme de chorar e como você sabe que é impossível voltar no tempo e rever determinadas pessoas, você simplesmente fecha seus olhos e volta àquele momento no qual a conversa estava animada, ou você levava uma bronca, ou ganhava um abraço todo especial. Então, você sente uma lágrima correr pelo seu rosto mesmo sem querer. Você que tem superado tantas coisas, não supera a saudade que vez por outra bate na porta da sua memória e dilacera o seu coração.
         Todos os dias você acorda dizendo: "hoje é outro dia e tudo será diferente". Você realmente espera que seja diferente, mas os acontecimentos diários não apagam a saudade do seu peito. Se você pudesse esquecer coisas que doem... se você pudesse não ter errado com as pessoas... se você não tivesse deixado o momento passar... se você pudesse prever o futuro, teria feito tudo diferente (ou não?). Tudo é tão igual e você não está feliz. Você simplesmente vive. Há quem diga que você está vivendo do passado. Acontece que seu presente é esse mesmo, até que o mesmo tempo presente te surpreenda.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

13 de junho dia de Sto. Antônio

Eu folheava um antigo livro de orações que pertenceu a minha avó e, de repente, os meus olhos se demoraram em uma oração especial. Digo especial, por tratar-se de uma oração a um Santo bem simpático. Aqui, no Brasil, ele tornou-se muito popular e tem uma 'senhora fama' de casamenteiro! Falo de Santo Antônio. Como hoje, dia 13 de Junho, é um dia dedicado a ele, resolvi postar a oração em sua homenagem.


                                            Oração de Santo Antônio

                          Deus vos salve, meu glorioso Sto. Antônio, sacrário do divino Espírito Santo. Alcançai-me
d'Ele os dons e auxílios de sua graça. Deus vos salve, meu glorioso Sto. Antônio, amantíssimo filho de Maria Santíssima. Fazei-me também, digno filho de tão soberana Mãe. Deus vos salve, meu glorioso Sto. Antônio, reclinatóro de Deus Menino. Consegui-me d'Ele a inocência daquela idade.
                        Meu glorioso e amabilíssimo Sto. Antônio, eu vos ofereço estas orações em honra e veneração de vossas heróicas virtudes e santidade admirável. Humildemente vos peço me alcanceis de Deus Senhor nosso e de sua Mãe Maria Santíssima, com quem valeis tanto, a resolução firmíssima de seguir os vossos exemplos e imitar as vossas ações, para que, dirgindo os passos da minha vida pelos da vossa santíssima, caminhe seguro neste vale de lágrimas à eterna felicidade. Também vos rogo que me consigais do mesmo Senhor o remédio de todas as minhas necessidades, assim espirituais como corporais.
                       Por vosso meio espero alcançar estes benefícios do Altíssimo, e fico mui seguro de que não faltareis com a vossa proteção a quem como eu confia tanto no vosso amparo. Com Ele vos peço, me valhais também na hora da minha morte, para que, saindo com vitória dos combates infernais e com o meu espírito livre das prisões desta mortal vida, vá lograr para sempre a perfeita liberdade dos filhos de Deus, gozando da sua vista em vossa companhia. Amém.
                       Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco...

                                                   RESPONSO DE SANTO ANTÔNIO


V.- Se queres milagres, implora confiante de Antônio o favor
      Seu braço é tão forte, que do erro e da morte destrói o furor.
R.- Os mares acalma, a dor alivia, depara (encontra) o perdido, desata a prisão,
     desata a prisão, atende o pedido do moço e do ancião.
V.-Afasta os perigos, dissipa as misérias,
e os males humanos,seus dons nos apontem,
seus mimos nos contem os bons paduanos.
R.-Os mares acalma...
V.- Ao Pai e ao Filho, e ao Espírito Santo,
Deus único bem, amor, honra, glória
por todos os séculos, dos séculos, amém.
R.- Os mares acalma...
V.- Orai por nós, bem aventurado Antônio.
R.- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oração: Alegre,Senhor, a vossa Igreja a intercessão votiva do vosso Confessor e Doutor Sto.Antônio, para que se fortaleça sempre com espirituais auxilios e mereça gozar os prazeres eternos. Por Jesus Cristo Senhor Nosso. Amém.

Bem, ainda dá tempo de recitar a oração e fazer seu pedido mais urgente. Basta ter fé!

domingo, 12 de junho de 2011

Véspera de Santo Antônio

                                                         
                       Senhoritas e senhorzinhos, hoje é véspera de Santo Antônio e dia das advinhações, segundo a tradição. Se querem um esposo, garotas, por que não recorrem à ajuda do Santo? Ainda dá tempo.
Entre tantas advinhações, deixarei uma para quem quiser tentar.
            
 Material:

1 folha de papel ofício
1 vela branca virgem

Às seis horas (é mais eficaz) acenda a vela, reze um Pai Nosso, pegue a folha de ofício e ponha acima da vela deixando que a fumaça preta que sai da vela desenhe o rosto do seu futuro marido (ou esposa), rezando uma Salve Rainha até  nos mostrai. Quando chegar nesta parte da oração,substitua o nome Jesus pelo homem (mulher) da minha vida e você terá o esboço do rosto do seu futuro marido ou futura esposa.
Mas faça com fé.

Se hoje não deu tempo, faça amanhã. Dá no mesmo. Boa Sorte!
Feliz dia de Santo Antônio!

 

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Mágoa

                    
                   A mágoa  não é um sentimento bom. Definitivamente, não é. Mas, às vezes, torna-se  necessário senti-la para que possamos nos fortalecer, não nos deixar ludibriar, não repetir erros. A mágoa nos ajuda a lembrar quão tola podemos ser em alguns momentos de nossa vida.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Bem me quer ou mal me quer?


Imagem: Itunes.apple.com
                                     Bem me quer ou  mal me quer? Sabe Deus... Ainda que me queira mal, eu só quero muito bem!

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Aniversário!

                             
                  Como é bom festejar o aniversário com amigos, não é? Pois foi o que me aconteceu ontem. Foi o meu aniversário e estava bastante feliz, rodeada de amigos. Sou geminiana mesmo! Comemorei com um almoço cheio de muuuitas calorias ( bobó de carne seca, frango cremoso, suflê de mussarela, arroz branco, pudim de ameixa e torta de abacaxi ) todo feito por mim! Arranquei tantos elogios...
Ficar junto de amigos  foi meu melhor presente.
             

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Voltei!

                         Gente do céu! Ontem acordei me sentindo uma personagem  saída dos contos de Edgar Allan Poe, meio sem saber o que era sonho ou realidade. É até perigoso afirmar isso aqui! Vai que tem algum psicanalista lendo e via Internet atesta: interne(t) é doida! Rsrsrsrs
                           Pois é, mas isso foi ontem. Hoje acordei com os pés bem dentro da realidade e dentro desta estão vocês meus queridos companheiros de blog. Agradeço toda a solidariedade que vocês tiveram para comigo, deixando impressas suas mensagens de carinho. Vocês são como astros luminosos. São verdadeira luz divina para mim. Beijos (sem contágio,claro)!