quinta-feira, 24 de março de 2011

24 de Março- Dia Mundial do Combate à Tuberculose

           







                 O  que é Tuberculose?

                  Tuberculose é uma das infecções que mais se propagam em países em desenvolvimento seu índice de morte ainda é elevado. É uma infecção causada por um micro organismo chamado Mycrobacterium Tuberculosis, conhecido também por Bacilo de Koch. A doença, normalmente, afeta os pulmões, mas pode atingir outros órgãos como: sistema nervoso central, sistema circulatório, ossos e articulações.
                  Normalmente o contágio se dá pelo ar contaminado, eliminado pela pessoa infectada (ao tossir, espirrar ou falar). A pessoa sadia respira e inala a microbactéria que se instala em um local dos pulmões. Após algumas semanas esta bactéria pode ganhar força e se espalhar para outros locais do corpo, ou pode ser que seja combatida pelos nossos anticorpos que agem como soldadinhos a nos defender.

                 Sintomas da Tuberculose

a) Tosse persistente associada ou não ao escarro.

b) Febre.

c) Pode apresentar sangue no escarro ou no ato de tossir.

d) Perda de peso.

e) Suor excessivo à noite.

f) Perda de apetite.

g) Fraqueza.

                         Tratamento da Tuberculose

                       Para o tratamento da tuberculose é interessante que, mediante os sintomas acima, procure o seu médico ou postos de saúde. Cuide-se.

Um comentário:

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Oi, Estreela apaixonada. De cara gostei do título do blog. Obrigado pela visita e parabéns pelo blog e por prestar um serviço falando sobre essa doença que a gente pensa que acabou, mas está bem aí sim. Beijos e volte sempre. Seguindo seu blog